Um
projeto educacional pioneiro foi iniciado na EE Narciso Pieroni, através de uma
inciativa do professor Ricardo de Geografia, que pretende fazer algo diferente
fora do ambiente escolar, focado na sua disciplina de ensino, visando um maior
conhecimento, além de trabalhar o desenvolvimento da mente e raciocínio dos
alunos. Conhecido como “rosa-dos-ventos”, é uma imagem que foi pintada no lado de
fora da escola, a qual representa os quatro sentidos fundamentais e
seus intermediários, que corresponde à volta
completa do horizonte.
De
acordo com dados do Wikipédia, a “Rosa
dos Ventos” surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem
mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial
torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância. Assim,
praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com
exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o
norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a
360º.
Segundo
o professor Ricardo, a utilização da “rosas-dos-ventos”
é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu
desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização
com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais
são os mais fáceis de ser notados: norte (0º
de azimute cartográfico), sul (180º), leste (90º)
e oeste (270º).
Dependendo
do tamanho da bússola, podem caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda
costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés sudeste(112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).
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