segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Festival Enxadrístico tem jogo simultâneo de Professor vs Alunos

Organização e Convidados  
Presidentes das Confederações Brasileira e Paulista de Xadrez e Damas Escolar, prestigiaram o evento. 

        No último dia 03 de dezembro, no período da noite, no Ginásio Municipal de Esportes “Nego Bonetti”, ocorreu grande final do Festival Enxadrístico “Zuleika Junchi Bueno”, envolvendo alunos da Rede Municipal de Educação, e Rede Particular de Ensino, reunindo grande número de adeptos numa realização do professor de xadrez Jair Bueno em parceria com Departamento de Esportes e Lazer e Prefeitura de Socorro.
           
Felipe Marino em confronto solo contra outros alunos 
Para esta etapa final estiveram presentes o Prof. Roberto Telles – Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez e Damas Escolar (CBXDE), e o Prof. Felipe Marino – Presidente da Confederação Paulista de Xadrez e Damas Escolar (CPXDE). Ambos vieram prestigiar a final do festival e realizar a entrega das medalhas para as equipes que tiveram um maior êxito em pontos, “pois todas as equipes já são campeãs, por estarem participando e se dedicando ao máximo ao longo de todo este ano”, afirma o Prof. Jair Bueno.
            Segundo o próprio Jair, este torneio teve o nome de “Zuleika Junchi Bueno”, por ela ser sua avó, colocando-a como uma pessoa que o apoiou muito, sempre acreditando em seu potencial, mesmo quando muitas pessoas o faziam não acreditar em seus projetos, zombando de seus sonhos e objetivos. “Então este festival em minha concepção não teria nome melhor, além de que ela (sua avó) ter sido uma mulher que sempre procurava ajudar as pessoas, dando um grande apoio naquilo que lhe cabia; Assim, além de nome dela estar vinculado á uma obra que visa o melhor dos alunos, e não somente enaltecer um campeão, posso tentar imortalizar o nome dessa mulher, que foi gigantesca pra mim”, afirma o idealizador do festival enxadrístico.
           
Um dos fundamentos do xadrez.... o raciocínio 
Outro fato a se destacar nesta noite, foi à homenagem ao “mestre” Alcides Sartori (Tide), um formador de talentos nos jogos de Damas (inclusive o próprio Prof. Jair Bueno). O qual foi contemplado com uma placa, oferecida pelo Departamento Municipal de Esportes e Lazer, pelos inúmeros jogadores que revelou ao longo de sua vida. E pelo grande trabalho que faz em prol da educação, incentivando muitos adolescentes a praticarem a modalidade de Damas. “Quero deixar essa singela homenagem ao senhor Tite, não só por ser um grande revelador de talentos, mas sim por ensinar esses jovens e adolescentes a se tornarem cidadãos melhores para a nossa comunidade, conscientes de diretos e sabedores de seus deveres”, declara o professor Jair Bueno, emocionado com a entrega da placa a seu grande mestre.
            Já para o professor Telles, convidado da noite, o mais importante não era ser campeão, ou colocação que a equipe ficou ao final deste festival. E sim ver o quanto aqueles alunos estavam participando e interagindo com o jogo de xadrez, num ambiente esportivo/escolar, ressaltando, “que ali o intuito era somente a interação desses aprendizes com nobre arte do xadrez, além dos novos vínculos de amizades que são criados”.
           
Sr. Tide Sartori recebendo placa de homenagem 
As escolas participantes nesta última etapa anual do Festival Enxadrístico “Zuleika Junchi Bueno” foram: Centro Educacional Horizonte, por intermédio da professora Valquíria Nolasco; E.M. Coronel Olímpio Gonçalves do Reis, através da professora Vanessa; E.M Benedita Geralda de Souza Barbosa, com o professor Fernando Montini; e Escola Viverde, através do professor Marcelo Golo (Xuxa).
            Antes da premiação final as três primeiras colocadas, as quais foram contempladas com uma linda medalha da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude. O prof. Felipe Marino, (multi campeão de xadrez), e que também é árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez, realizou uma rodada simultânea, jogando contra 10 crianças ao mesmo tempo, vencendo nove dessas dez partidas.
           
Viverde Team - Equipe Campeã 
Palavra do professor: “A organização agradece e muito ao apoio das escolas, corpo diretivo e seus professores, estendendo também esses agradecimentos à Prefeitura de Socorro e Departamento Municipal de Esportes e Lazer; em nome do diretor Airton Pimenta e do coordenador Maicon Liparini. Também espero contar com essas mesmas equipes para o 2º Festival Enxadrístico, no ano de 2016. Bem como os meus grandes parceiros neste projeto ao longo deste ano de 2015, entre esses: professora Renata Marcolino Lemos, seu Marcos enxadrista, Renata Rudge, Antonio Tadeu Faria (Gugu), Marcelão, e tantos outros, pois sem a ajuda dessas pessoas nada disso teria ocorrido”, finaliza o professor Jair Bueno.

Classificação final com os vencedores -
 1º lugar Viverde Team – Escola Viverde
2º Lugar Cavalo Negro – Escola Viverde
3º Lugar Green Pawn – Escola Viverde

      Mensagem: O lema da Federação Mundial de Xadrez é uma frase latina: “Gens Uma Sumus”; que significa: Somos Um Só! Somos Uma Só Família! Isso é real, pois o Xadrez une as pessoas para a Cidadania, por meio da Inteligência. – Professor Roberto Telles de Souza /Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar/Presidente da Federação Paulista de Damas/Árbitro da Federação Internacional de Xadrez (Fide).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário