quinta-feira, 16 de maio de 2013

João Pinhoni: “Encontrei uma Câmara com problemas na estrutura, vazamentos e infiltrações”


Presidente da Câmara fecha série de entrevistas na Rádio Socorro AM. 
Na sexta-feira, 10 de maio, fechando a série de entrevistas com os nove vereadores do município, o presidente da Câmara, João Pinhoni (DEM), foi sabatinado pelo diretor da Rádio Socorro AM, Carlos Henrique de Oliveira Santos (Goi), contando com grande número de participação de ouvintes, ao vivo, por telefone. Na abertura o entrevistado destacou a importância daquele tipo de inciativa da rádio, informando a população e esclarecendo dúvidas em relação aos trabalhos do Legislativo socorrense. Agradeceu o espaço, “para falar dos trabalhos do vereador João Pinhoni” e do “Presidente da Câmara”. Após essa fala, Carlos Henrique informou que, “quando começou com essa série de entrevistas, seu objetivo era aproximar as pessoas daqueles que têm algum tipo de comando, nos vários seguimentos dentro da sociedade”.
            Na sequência das explanações, João Pinhoni respondeu ter sido três vezes candidato à vereança, eleito nas três, e nas duas primeiras com o maior número de votação nas urnas. Sendo a primeira em 2004, com 1.396 votos (pelo PMDB), a segunda em 2008, com 1.292 votos, e a última em 2012, como o segundo mais votado, com 1.652 votos (ambas pelo DEM). Destacou a crescente de votos que obteve da eleição passada, para esta última, o que demostra o bom trabalho desenvolvido por ele junto ao município socorrense.    Das responsabilidades de um Presidente de Câmara, abordou as diferenças entre ser Vereador e Presidente, devendo coordenar os trabalhos do Legislativo, não fazendo distinção de partidos, atendendo a todos da melhor maneira possível. Declarou ter encontrado uma Câmara com problemas de estrutura, com “teto caindo, vazamentos nas calhas e paredes com infiltrações na área interna”, entre outros, já tendo iniciado os trabalhos de restauração desses problemas, tais como pintura interna, para dar maior claridade aos ambientes, além de pequenas adaptações, visando melhorias e conforto aos cidadãos que acompanham os trabalhos da Casa de Leis do município. Ainda neste espaço, agradeceu a todos os funcionários, dizendo “estar cercado de pessoas, com competência para realizar o seu trabalho”, citando o nome de todos, desde os comissionados até os concursados.
            Para João Pinhoni, é necessária uma melhor adaptação do horário das sessões de Câmara, que deveria iniciar-se por volta das 16 horas, assim como acontece em Bragança Paulista, colocado por ele como “um exemplo que deu certo”, já que facilitaria os serviços desempenhados pelos servidores da Casa, que atuariam dentro de seu horário de trabalho. Citou ainda, que no município bragantino, houve um aumento de público acompanhando pessoalmente as sessões do Legislativo, além das transmissões on line pela TV Câmara local. E acrescentou que, em caso de mudança no município de Socorro, estas sessões poderiam ser gravadas e retransmitidas no horário das 20 horas, assim como acontece hoje, pela Rádio Socorro AM. O Presidente da Câmara também destacou alguns dos cursos que realizou nestes quatro meses à frente do Legislativo, destacando o do “Portal da Transparência”, onde foi dito que, “a democracia não deve ser exercida apenas em período eleitoral. A democracia existe em todo período do mandato de um político”.
            Na segunda parte da entrevista, destacou algumas das reuniões com os departamentos, já efetuadas durante sua gestão, entre essas, Saúde e Assistência Social, com presença de outros vereadores, com intuito de se inteirar sobre os problemas e demandas dos atendimentos desses departamentos, bem como, o serviço que é prestado junto à sociedade. Quanto às diferenças entre ser situação e oposição, colocou-se como um vereador que sempre lutou em favor da população, apesar de não ter as portas da Prefeitura abertas durante seu primeiro mandato como vereador e, citou como exemplo, a negativa de conduções por parte dos administradores anteriores, para levar pacientes de Câncer ao Hospital de Barretos, necessitando de ajuda da população para que esses transportes pudessem ocorrer.
Assim como com os outros vereadores, as maiores críticas de ouvintes foram em relação à saúde e ao lixo. Pinhoni lembrou que a atual administração, herdou uma fila entre quatro a seis meses da última gestão, já se buscando maneiras de diminuir a demanda de atendimentos nos postos de saúde da zona urbana, como abertura de postos na zuna rural e central de agendamentos. Finalizou lembrando que, a construção pelo Governo do Estado de uma nova AME – Ambulatório Médico de Especialidades, no município vizinho de Amparo, beneficiará diversos municípios, principalmente Socorro, no atendimento aos munícipes em diversas especialidades.  Citando na sequência, a aquisição de um caminhão coletor de lixo e 30 caçambas durante o Encontro com Prefeitos em São Paulo, no início do ano, o qual contou com a presença do dele (Presidente Pinhoni) e do Prefeito André Bozola que ligou durante a entrevista, parabenizando-o pelo seu trabalho frente ao Legislativo socorrense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário